[GTER] Balanceamento de carga com dois links e redundancia

EIBI eibifri at yahoo.com.br
Wed Jul 19 13:58:04 -03 2006

Estou montando um projeto de interligação das filiais onde eu trabalho,
o cenário da filial consiste em dois links ADSL de operadoras diferentes
ambas com modems ADSL Dlink 500G ou T, um switch 3com linha 4400, um
roteador cisco 1841. Gostaria de saber como consigo utilizar os dois
links ao mesmo tempo, tendo em vista que não consigo utilizar duas rotas
defaults ao mesmo tempo, e ainda fazer nat para as duas interfaces, a
VPN pode sair apenas por um link porém quando cair o link ativo, chaveie
automático para o segundo link.

Atualmente estou utilizando apenas um link, para a VPN e internet,
quando cai um dos links, dou um shutdown na interface onde esta o link
falho e viro a interface por onde sai o NAT , e a VPN se estabelece
automáticamente no outro link. As duas rotas default estão colocadas com
métricas diferentes.

Grato
Eugenius