[GTER] Zebra, OpenBGPd, quagga

Christian Lyra lyra at pop-pr.rnp.br
Thu Jul 13 09:29:47 -03 2006

OIs,

As verdadeiras opções são OpenBGPd x Quagqua. Alguns detalhes importantes
foram esquecidos na comparação:

- Se o que vc quer é um roteador, então a opção do OpenBGPd parece ser
melhor. Além do mais parece que dá para fazer algumas coisas interessantes
como integrar informações do OBGPd ao pf, tipo bloquear coisas vindos de um
determinado AS.

- Agora se vc quer um route-server, então Quaggua é definitivamente a
escolha! Em uma determinada época nós tinhamos uma máquina bem modesta, tipo
um pentium 200 recebendo full routing, só para poder repassar para um
cliente. Como é possivel NÃO "importar" as rotas no kernel, fica tudo em
user-space e a máquina sofre bem pouquinho :-). Além disso é possivel criar
"views" com o quagga coisa que não parece ser possivel com o OBGPd. O OBGPd
já esta aceitando communities? antes não aceitava...

On 7/12/06, David Verzolla <dverzolla at fcl.com.br> wrote:

> A minha idéia é utilizar o OpenBGPd, porém não tenho muito tempo para
> testes.
> Em primeiro momento vou utilizar o quagga mesmo.
>
> Obrigado pelas respostas.
>

> --
> David Verzolla
> Administrador de Redes