[GTER] Linux QoS

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Mon Jan 30 20:52:58 -02 2006

>         Preciso priorizar o tráfego dentro de uma rede de uma forma (talvez)
> peculiar.
>         Gostaria de fazer a priorização em grupos, não importando muito a
> largura da banda, mas sim, a priorização.
>         Algo como:
> smtp - prioridade 1
> pop3 - prioridade 2
>         Sempre que dois pacotes (um smtp e outro pop3) concorrerem, o smtp terá
> prioridade.
>
>         Li vários documentos e, sempre percebi que as regras estão "amarradas"
> ao tamanho da banda disponível.
> [...]

Se você garantir 0 de banda para qualquer um deles, mas deixar eles
chegarem até a banda máxima do canal, não vai amarrar nenhum em
largura de banda.

Imagine algo assim em htb:
      1
     / \
   10   20

classe 1: rate=ceil=velocidade do link
classe 10: rate=0, ceil=velocidade do link, prio 1 (pop3)
classe 20: rate=0, ceil=velocidade do link, prio 2 (smtp)

Isso não nenhuma banda para um ou outro tipo de pacote, mas dá
prioridade para o pop3.
Outra possibilidade é usar HFSC ao invés de HTB, que permite definir
banda e delay, e usar service-curves apenas de delay para caracterizar
o tráfego. Eu acho esta possibilidade mais promissora, mas precisaria
pensar mais nos parâmetros para este caso.

Rubens