[GTER] Uplink Embratel

Alex Moura alex at rnp.br
Fri Feb 17 18:28:37 -02 2006

Fabricio Veiga wrote:
> Boa tarde, senhores.
>
> Estou fazendo alguns testes com o meu uplink, e não estou conseguindo
> atingir 50% de utilização do mesmo.
> Existe algum procedimento que pode ser feito para averiguar qual o
> problema ? Há algum tempo que já vem notando isso. Estou utilizando
> roteador Cisco 2600. Poderá ser também algum problema com ele ?
Ajudaria saber qual o tipo de uplink (frame relay, xDSL etc.).

Verifique se há erros nos contadores da(s) interface(s) do roteador,
pra checar se há problemas com a qualidade ou desempenho, ou
a config. da "bandwidth".

show interface XXXX | include err|drop|carrier|BW

se aparecer tudo bem, pode ser preciso verificar junto ao provedor
se está tudo corretamente configurado "do lado de lá"....

Sobre a saúde do roteador, outras verificações que podem ser
interessantes: CPU e configurações de recursos consumidores de
processamento que porventura estejam configurados na(s) interface(s):

show proc cpu | include five

show running-config | include nbar|flow

Alex