[GTER] Redundância de Operadora
Tukso Antartiko
tuks at linuxmail.org
Mon Dec 11 21:20:42 -02 2006
A proposta original, não me lembro quem fez, era usando NOCs diferentes. Por exemplo, conectar ao NOC do Rio e de SP. É uma opção para quem não tem condições de possuir AS.
Mas existem alguns problemas:
- A densidade de NOCs não é muito grande, portanto a não ser que você esteja no meio do caminho pode ficar comparativamente bem mais caro. Se você ficar na ponta a operadora pode se sentir tentada a te passar pelo NOC local para chegar ao NOC distante.
- O risco da operadora, em algum ponto, compartilhar caminho entre NOCs é possível, especialmente em regiões menos densas ou no caso mencionado acima.
- No Brasil normalmente quando uma operadora cai em uma região, a região afetada é bem grande, seja porque os caminhos, apesar de redundantes, não tem capacidade suficiente para operar nestas situações; porque a operadora não opera em N+2 na região; porque só troca tráfego em um ponto, etc.. Poderia recomendar uma grande operadora teoricamente melhor, mas é a mesma que o OP reclamou do apagão. Poderia ser utilizada uma operadora Tier 2, como a Diveo, mas não conheço a conectividade entre os NOCs dela.
Já vi esta solução resistir a alguns rompimentos de fibra, mas também já vi falhar catastroficamente. Pode-se utilizar temporariamente, enquanto sua rede está se formando, mas tente obter um AS tão breve quanto possível. Ou use um datacenter se não tiver objetivo de crescer.
--
_______________________________________________
Get your free email from http://www.linuxmail.org
Powered by Outblaze
More information about the gter
mailing list