[GTER] Um depoimento pessoal sobre Alberto Gomide e a Internet no Brasil.

MARLON BORBA mborba at trf3.gov.br
Sat Dec 9 09:56:59 -02 2006

Prezados,

Na reunião de hoje, 8/12, do GTER, tivemos a circunstância inédita de encontrar o pioneiro Alberto Gomide entre os espectadores do evento, e de compartilhar da justa homenagem que os presentes lhe renderam.

Quando o Fred começou a ler o texto em honra de Gomide, retrocedi, na mente, a uns dez ou onze anos no passado (posso estar errado na estimativa; perdoem, é o peso da idade). Em 1995 ou 1996, o TRF procurou a FAPESP para conseguir, a pedido da Biblioteca do Tribunal, acesso à então Bitnet por X.25 (dispúnhamos, na hora, de um maravilhoso circuito Renpac de 9.600bps). Estive na FAPESP em companhia de meu chefe, e fomos mui atenciosamente recebidos pelo Gomide. Visitamos o "datacenter" de então. Foi nessa hora que, pela primeira vez na vida, devo ter ouvido falar da palavra Internet.

Após algum tempo, aprendemos como utilizar o Trumpet Winsock em cima de uma sessão "shell", via porta serial ligada a um sistema AIX e este em contato com a FAPESP por meio daquela conexão X.25. Do lado de lá, usando uma conta "shell" na lendária máquina eu.ansp.br, descobrimos as maravilhas da Web  pelos primeiros "browsers" (o Winweb e, depois, as primeiras versões para Windows do Netscape).

A primeira página Internet do Tribunal Regional Federal estava hospedada, aliás, naquela máquina [1] e foi feita por mim nas horas de folga quando, toscamente, dominei meus primeiros rudimentos de HTML...

Esse trabalho todo foi feito, se não me falha a memória, sob a orientação do Gomide e das pessoas de sua equipe (se cometi alguma injustiça deixando de citar alguma pessoa daquela época, por favor perdoem-me; agora há pouco falei da influência da minha "vecchiaia" sobre as lembranças do passado).

Ao dar este depoimento -- inspirado pela cena de hoje à tarde, ao ver juntos Demi Getschko, Danton Nunes e Gomide, três das pessoas que fizeram a história da Grande Rede no Brasil -- rendo uma pequena homenagem ao Alberto Gomide e aos  pioneiros.

[1] http://eu.ansp.br/~trfsinf

Abraços,

Marlon Borba, CISSP
Técnico Judiciário - Segurança da Informação
TRF 3ª Região
(11) 3012-1683
--
Segurança é um processo, não um produto.
-- Bruce Schneier