[GTER] Qmail mensagens preprocessadas

Luiz Morte morte at chsti.com
Sun Dec 3 22:09:36 -02 2006

Gilberto Villani Brito escreveu:
> Fernando, isso e natural.
> Quando o qmail e reiniciado o processo send termina toda a fila de
> entrega e depois reinicia, enquanto isso o processo smtpd vai
> recebendo novos e-mails e vai deixando na fila para ser processado. O
> processo send so vai processa-las quando for reiniciado e esse tempo
> pode variar muito, pois depende do tamanho da fila de entrega.
> Quando o servidor e reiniciado essa fila e iniciada do zero e todas as
> mensagens sao processadas rapidamente.
> Por isso, toda vez que voce reiniciar o qmail, pode ficar tranquilo
> [...]
Oi Gilberto,
(desculpe pelo email 'atrasado')

Interessante tua mensagem acima. Sempre que tenho que reiniciar o qmail
durante o dia é complicado.
Já tentei esperar alguns minutos para ver se o qmail passar a processar
as mensagens, mas isso não
acontece. Já vi inclusive pessoas que não usam o superviser, justamente
por esse problema/característica.

Eu não sei se esperei tempo suficiente, mas o qmailctl stop/start so
funcionou comigo em horário
alternativo, onde a fila era pequena.

[]s,
Luiz Morte.