[GTER] Limitação de banda IP

Eduardo Santos Back eduardo at sinos.net
Tue Aug 29 17:32:59 -03 2006

Pessoal, estou com uma dúvida e acredito que os colegas da lista possam
dizer alguma coisa. Tenho notado que as limitações de banda feitas em cima
de Access-list em roteadores Cisco não limitam como deveriam. Imagino que
uma limitação deveria manter por exemplo a velocidade em 2M ou valores
próximos, sem grandes variações. Montamos aqui um teste de laboratório e os
valores instantâneos oscilam muito. Por exemplo, se limito um IP em 2M, ele
pode variar entre 800k e 3M +/-, como num eletrocardiograma. Uma variação
muito grande. A média fica por volta da velocidade desejada, mas as
variações estão muito estranhas. Pergunto se alguém sabe explicar o
“fenômeno”.

Exemplo:

rate-limit output access-group 105 1024000 8000 8000 conform-action transmit
exceed-action drop

rate-limit input access-group 105 1024000 8000 8000 conform-action transmit
exceed-action drop

para limitar um acesso, no caso, ip constante da lista 105 em 1M.

[]´s

Eduardo Santos Back

Gerente de Informática

Grupo Editorial Sinos S/A