[GTER] Ajuda de limita=?ISO-8859-1?B?5+M=?=o "porconex=?ISO-8859-1?B?4w==?=o"

Renato Frederick frederick at freebsdbrasil.com.br
Mon Aug 21 13:40:10 -03 2006

Bem, não uso muito PF, mas mais IPFW.

O IPFW tem o src-addr e o dst-addr.

Você pode com essas opções fazer um pipe com uma máscara que englobe um /32,
e falando q esse pipe terá no máximo 32Kb.

Assim, se o cliente abrir 10 conexões com o acelerador de download dele,
cada conexão ficará com no máximo 3.2Kb.

Extrapolando um pouco, você pode definir pipes para as portas mais
utilizadas pelos seus clientes, deixando portas de serviços "normais" (pop,
smtp, etc etc) com um limite maior.

Sei que não é no PF, mas talvez ele tenha uma filosofia semelhante.

A proposito, veja também que alguns sites utilizam o próprio apache para
limitar a velocidade de download de conexões individuais, usando mod_cband
por exemplo.