[GTER] RES: WiMax

Blanco, Daniel blanco.daniel at siemens.com
Fri Aug 4 11:53:43 -03 2006

Gostaria de receber a URL.

Daniel Blanco

-----Original Message-----
From: gter-bounces at eng.registro.br [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] On Behalf Of sfreiren at netscape.net
Sent: Friday, August 04, 2006 11:09 AM
To: gter at eng.registro.br
Subject: Re: [GTER] RES: WiMax

Adailton, obrigado pela oferta !

Eu aceito.

Sérgio

-----Original Message-----
From: Adailton Silva <adailton at icomnet.com.br>
To: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
<gter at eng.registro.br>
Sent: Fri, 04 Aug 2006 01:19:07 -0300

   WiMax usa pelo menos três tipos de modulação: OFDM (256
subportadoras),
OFDMA (2048 subportadoras) e SC (Single Carrier). Possui perfis de
frequencia que variam de 2 a 66GHZ. Mesmo usando a mesma modulação
OFDM,
a canalização Phy/WiMax e seu controle é completamente diferente do
Wi-Fi, em termos de largura de canal, controle de banda de guarda,
controle de sub-portadoras por usuários, etc. Sem esquecer de antenas
inteligentes (Antenas Adaptativas e MIMO), presente no WiMax (mas está
chegando no mercado os primeiros Wi-Fi 11n, com suporte a antenas
adaptativas e MIMO).

A camada Mac/WiMax, além de várias funcionalidades de segurança como
criptografia simétrica AES/3DES, assimétrica RSA e certificados
digitais
X509v3, possui 4 níveis de qualidades de serviços: (i) UGS -
Unsolicited
Grant Service, para serviços em tempo real como conexões E1, T1, VoIP;
(ii) rtPS - real time Polling Service, para serviços em tempo real com
pacotes de tamanho variável e transmissão periódica, ex: MPEG; (iii) ,
nrtPS - non-real time Polling Service, para serviços tolerantes a
atrasos com pacotes de tamanho variável e transmissão não periódica,
ex:
FTP;  e (iv) BE - Best Effort, bem conhecido. Provê ainda uma camada de
convergência de serviços com suporte para ATM, Ethernet e Pacotes
(IPv4,
IPv6). MPLS está em desenvolvimento. Ou seja, em termos de serviços e
operação "Carrier-Class", não dá pra comparar WiMax com W-Fi, mesmo
considerando a chegada do Wi-Fi 11n.

Sobre operação LOS (Line of Sight) e NLOS (Non LOS), os fabricantes
WiMAx têm apresentados resultados interessantes de projetos reais
pré-WiMax. Por exemplo, no Rio de Janeiro 4,5Km NLOS a 72Mbps,
Bogotá/Co
8,5Km NLOS a 48Mbps, Idaho Fall/EUA 119Km OLOS (Optical LOS)
ponto-a-ponto a 24Mbps, Golfo do Pérsico (Plataforma de Petróleo) 70Km
OLOS a 18Mbps com antenas de 60cm e torre de 30m. Há ainda bons
exemplos
de redes WiMax ou pré-Wimax em produção em Guaratiba/RJ, Ouro Preto/MG
São Paulo/SP.

Para o Canal de Interatividade do Sistema Brasileiro de TV Digital
desenvolvemos (Unicamp, FITec, UFRJ e Iecom) um protótipo baseado em
WiMax, mas na faixa de VHF/UHF e banda de 6MHz (canal de TV analógica).
A partir das simulações, dos resultados do protótipo e de um estudo
comparativo de várias tecnologias, incluindo Wi-Fi AdHoc e Wi-Fi
Infra-estrutura, a recomendação geral para o Canal de Interatividade do
SBTVD foi, por diversas razões, baseada em WiMax. Quem tiver interesse
posso pasar a URL do doc final para consulta.

[]s,
Adailton

vitor tavares wrote:
> sim... ao meu ver, a unica diferenca dos produtos wimax, dos 802.11g,
> software, pois a modulação é a mesma, potência tbm..
>
> Alguem aqui já usou a tecnologia MIMO em outdoor???
>

> vlw!!

Sem