RES: [GTER] tráfego VoIP barrado

Hermann Wecke hermann at rodeios.com
Wed Aug 2 19:32:17 -03 2006

(não considere essa mensagem como final - consulte um advogado)

Eduardo Pereira wrote:
> Então, EU, como prestador de serviços, interligando filiais por Voip,
> tenho que ter uma autorização para prestar o serviço, e o meu
> cliente tem que ter uma autorização para uso???

Se você, prestador de serviços, não oferece terminação nem originação de
chamadas de/para rede pública, muito provavelmente não precisará de
licença. Você será alguém parecido com a FWD (embora essa esteja nos
EUA), que não oferece interconexão com a rede pública.

Se oferecer originação ou terminação (para terceiros, no caso, seus
clientes), precisará de licença. Qual (SCM ou STFC) dependerá do que
você fará e como.

> Ou essa observação somente se refere a operadoras VoIP como TMAIS, ou
> VONO?

A TMais e Vono, por exemplo, possuem licença STFC.