[GTER] RES: Qual a utilidade de um roteador em link internet quechega via porta ethernet?

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Thu Apr 27 18:30:23 -03 2006

> Falando um pouco a mais sobre sua duvida surgiu uma duvida minha, será que
> um distribuição linux rodando Zebra/Quagga como sistema de roteamento para
> rodar inclusive BGP/OSPF é uma boa solução para provedores pequenos que
> estão se tornando ASN, quem pode opinar sobre isso ?

É sim. Pode-se fazer BGP multihop para links terminados em algo
não-Ethernet como G.703, V.35 etc, ou mesmo BGP singlehop para
conexões diretamente em Ethernet como pode se fazer em cidades que
sejam também centros de roteamento (a oferta de Ethernet em longa
distância ainda é pouco usual no país).

Quanto ao stack de software, pode ser tanto Linux quanto BSD, e o
daemon de BGP pode ser o Zebra/Quagga, OpenBGPd ou XORP. Atualmente
por maior portabilidade eu ainda usaria o Quagga.

Rubens