[GTER] Velocidade contratada Link Internet

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Mon Apr 17 14:25:48 -03 2006

> Contratei um link para Internet com uma operadora cuja a velocidade é de 2
> Mbps. Pelo site da operadora o gráfico na interface apresenta o valor de 2M,
> eu utiliza o netflow para monitorar alguns routers. No router utilizado pela
> Internet o netflow mostra a velociadade de 1.5. Será que o modem instalado
> pela operador está configurado para somente 1.5 M.
> O meu router é um cisco e conforme o manual a serial suporta a velocidade de
> 2 M. Alguem sabe o que pode ser ?

Parte disso é overhead de protocolo, pois o Netflow te dá o tamanho do
pacote IP, sem o overhead de camada 2 (que inclusive pode ser
diferente em função do encapsulamento)... mas seriais PPP ou HDLC
dificilmente chegam a 25% de overhead como você está reportando.

Assim, eu imagino que parte do que a operador esteja te mandando
esteja sendo dropado pelo seu roteador. Podem ser drops corretos
(access-lists, RPF), falhas de configuração (no route) ou falta de
capacidade no roteador (queue drops).

Você poderia para a lista um "show interface serial x/y" ? E depois só
os contadores de bytes recebidos, 1 minuto depois ?

Rubens