[GTER] Limitacao em balanceamento de links no CISCO

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Fri Apr 14 12:17:29 -03 2006

> NPE150.

> IOS (tm) 7200 Software (C7200-IS-M), Version 12.0(28c), RELEASE SOFTWARE (fc1)
> Copyright (c) 1986-2005 by cisco Systems, Inc.

Essa versão certamente não faz policy-routing em modo CEF, cai para
process-switching.
E a NPE150 só faz 10 kpps de process-switching, o que mataria esse
roteador. (para comparação, o 150 depois de NPE se refere à capacidade
bruta aproximada em kpps em CEF, ou seja, 150 kpps). Então apesar de
metade dos pacotes serem roteados por destino (os que vem da
operadora), a outra metade, a que volta, mataria o roteador.

Quanto à versão do IOS, você talvez consiga gratuitamente uma 12.1 ou
12.2 em função de problemas de segurança, mas não chega a ser uma
versão com CEF-switching para route-maps.

> Obrigado pelas explicacoes. Vou tentar convencer meu Consultor.
> O problema eh que o link ia ser entregue via ATM, mas como a expansao
> de rede para possibilitar isso vai demorar, entregaram via PPP mesmo.
> E soh me disseram que nao seria balanceado 1 dia antes...

E se você colocar dois desses links num roteador menor tipo um 26xx, e
fazer policy-routing numa máquina PC rodando Linux/BSD ? "ip rule"
rulez. :-)

O balanceamento de entrada na operadora poderia ser feito do jeito que
descrevi, e o de saída seria com "ip rules" apontando para o 7200 ou
para o 26xx.

Rubens