[GTER] Balanceamento de carga (FreeBSD).

Daniel Dias Gonçalves daniel at dgnetwork.com.br
Tue Apr 11 09:25:53 -03 2006

Gilberto Villani Brito wrote:

>Já que a lista respondeu a minha dúvida sobre FreeBSD, aqui vai mais uma dúvida:
>O meu firewall esta ligado a 2 roteadores em uma mesma interface de rede:
>

>Firewall                  Cisco 1 (67%)
>200.xxx.xxx.3  --------> 200.xxx.xxx.1 ---->
>                 |                            Internet
>                 |       Cisco 2 (33%)
>                 |-----> 200.xxx.xxx.2 ---->
>

>O balanceamento de tráfego de entrada é feito pelos roteadores e por isso esta funcionando corretamente, mas o tráfego de saída é feito pelo firewall.
>Atualmente estou fazendo esse balanceamento da seguinte maneira:
> [...]
Eu utilizo PF e IPFW juntos, o IPFW(dummynet) fazendo controle de banda
e o PF para firewall, inclusive tenho o mesmo cenário descrito acima só
que é 50% para cada roteador, então não utilizo "probability" na regra e
minhas regras ficam assim:

Para tráfego TCP:
pass in on xl2 route-to{ (xl0 200.xxx.xxx.1), (xl1 201.xxx.xxx.1) }
round-robin proto tcp from 10.0.0.0/8 to any flags S/SA modulate state
UDP e ICMP:
pass in on xl2 route-to { (xl0 200.xxx.xxx.1), (xl1 201.xxx.xxx.1)
round-robin proto { udp, icmp } from 10.0.0.0/8 to any keep state

Já que meus roteadores são 50% para cada, as regras acima funcionam
perfeitamente.

--
Daniel Dias Gonçalves
DGNET Network Solutions