[GTER] Bloqueio da porta 25

Andre Carezia andre at carezia.srv.br
Mon Apr 3 10:46:10 -03 2006

João Carlos Mendes Luis wrote:

> Pode comprar quantas botnets quiser, mas pelo menos não vai usar o
> quintal de quem colocou o filtro para montar essa botnet de envio.

Infelizmente, vai.

Um computador contaminado com um cavalo-de-tróia pode ser comandado para
enviar e-mails de SPAM pelo provedor do usuário, e em uma velocidade
baixa. É muito difícil projetar um filtro que impeça isso, porque não há
como diferenciar o envio malicioso (pelo cavalo-de-tróia) do envio
legítimo (pelo usuário).

A capacidade de executar operações indistinguíveis de operações
legítimas, e em larga escala, é uma das vantagens de uma "botnet" para
os criminosos.

Não tenho dados científicos para provar, mas aposto que 50% dos
computadores com acesso Vivax/UOL são contaminados com algum tipo de
cavalo-de-tróia e fazem parte de alguma "botnet".

--
André Carezia
Eng. de Telecomunicações