RES: [GTER] Dúvida sobre conectividade WAN SPO-CGR.

Murilo Antonio Pugliese mpugliese at diveo.net.br
Wed Sep 14 09:27:54 -03 2005

Caros.

Não li todas as mensagens associadas a este tópico, mas vou me arriscar a expressar um comentário.
Muitas, se não todas, operadoras já implementaram MPLS em seus backbones, mas isso não significa
que estas comercializam circuitos MPLS. Redes com MPLS implementado efetuam label switching ao
invés de Layer 3 switching, mas isso é totalmente transparente para seus clientes.
Se tiverem a oportunidade de verificar a configuração de um CE que possui conexão a um PE perceberão
que (no CE) não há sequer vestígios ou menção do MPLS. Geralmente o Label switching é executado apenas
no domínio MPLS da operadora, no last mile é efetuado L3 Switching. Os LSPs não se estendem pelos
last miles, nestes (last miles) não roda TDP ou LDP, nem são estabelecidas sessões Mp-BGP.
Observem o gráfico acessível através da URL a seguir.
http://www.cisco.com/univercd/cc/td/doc/product/software/ios121/121newft/121t/121t5/mct1214t.htm#1015329

Portanto o tipo de circuito (FR, FR/ATM, circuit emullation) é independente da forma de switching efetuada
no backbone da operadora.

Acho que o que o Diogo quis dizer sobre o custo destes circuitos é referente a contratação de vários circuitos
clear channel para estabelecimento de conectividade entre vários sites de um clientes, e o número de circuitos
por site geralmente é oneroso e não escapável principalmente em função do modelo de conectividade entre os
sites; versus o custo de contratação de uma MPLS-enabled "VPN", onde cada site necessitaria de um único
circuito, independente do modelo de conectividade entre os sites.

Bom, espero não ter saído do foco destas mensagens.

Abraços.

Murilo Pugliese.