[GTER] [OT] GMail @ SpamCop

Rodrigo Campos camposr at gmail.com
Fri Sep 9 16:38:46 -03 2005

Gmail publica SPF, ainda que como neutral (?all):

./spfq -i 216.239.56.242 -s camposr at gmail.com -vv
main:spfq.c:133: IP=216.239.56.242, sender=camposr at gmail.com, helo=null
SPFq version 0.1a

MAIL FROM: camposr at gmail.com
HELO: <not specified>
IPv4 Address: 216.239.56.242
Host Name: mproxy.gmail.com

main:spfq.c:210: result = pass (2)
main:spfq.c:211: err = No errors (0)
main:spfq.c:222: smtp_comment = <unavailable>
main:spfq.c:225: header_comment = zorro2: domain of gmail.com
designates 216.239.56.242 as permitted sender
main:spfq.c:228: received_spf = Received-SPF: pass (japetus: domain of
gmail.com designates 216.239.56.242 as permitted sender)
client-ip=216.239.56.242; envelope-from=camposr at gmail.com;
pass: 216.239.56.242 is a permitted sender for camposr at gmail.com

Pode colocar simplesmente uma checagem de spf, se der pass ele nem
verifica rbl nenhuma, se der neutral, ele continua todas as
verificações necessárias, incluindo rbl.

ps.: Continuo achando RBL externa uma roubada. :)

Rodrigo Campos