[GTER] Projeto de Rede

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue Sep 6 13:58:04 -03 2005

On Tue, 6 Sep 2005, Jorge Godoy wrote:

> Aleluia! :-)
>
> Mais um que sabe qual é o profissional que deve fazer esse tipo de projeto.
>
> Só não sei, até hoje, qual é o motivo do CREA não encher o saco do pessoal
> que
> faz projeto sem qualificação técnica adequada (e sim, eu sei que tem muito
> engenheiro pé de chinelo por aí, mas teoricamente eles estariam aptos e
> teriam
> uma visão mais ampla da coisa...).

<?xml version="1.0" language="pt_BR"?>
<humor xmlns="isto é uma piada"B>
sinceramente, prefiro o CREA bem longe disso. o CREA serve basicamente para
cobrar a anuidade do CREA! Também tem outras utilidades menores, como emitir
ARTs, mas isso é bem secundário. ;-)
</humor>

tem que por em xml senão vai ter gente que não vai entender ;-)

bem, como todo projeto de engenharia, instalar uma rede tem que começar com
requisitos, deles derivar uma especificação, daí para a frente é jogo de Lego,
juntar pecinhas e eventualmente fazer as que faltam. A parte realmente difícil
é levantar os requisitos. O lado bom é que projetos de redes não são tão
sensíveis aos requisitos, se não for bem afinado funcionará mal, mas
funcionará, ou então terá custado cinco vezes mais, mas está ok.

levantar os requisitos é basicamente responder perguntas do tipo 'para que?'
'por que?', 'quanto?', etc. É a parte difícil porque o cliente, possivelmente
teu patrão, não tem a mais porca idéia do que ele realmente precisa. Aí está
toda a arte da engenharia, descobrir o que o cara precisa sem mesmo que ele
saiba. ;-)

a única coisa que se tem que ter um enorme cuidado é não olhar para catálogos
de fabricantes nessa hora. você não deve escolher esta ou aquela solução porque
é bonita (a menos que beleza seja um requisito). infelizmente a maioria das
pessoas começa exatamente por aí, "não sei o que a rede vai fazer ou para o que
serve, mas vai ter um switch cisco catalyst sei-lá-das-quantas, gerenciável,
embora também não sei o que vão fazer com os dados de tráfego". Se você
consegue se afastar dessa tendência, o projeto já começou muito bem.