[GTER] RES: Blocos CIDR e ASN

Diogo Duarte diogodds at gmail.com
Thu Sep 1 17:42:48 -03 2005

Também estou numa situação similar ao do amigo, Lao DanTong, trabalho em uma
operadora de telecomunicações e pretendemos adquirir um ASN pois temos
licensa STFC para todo o Brasil, onde atuaremos em larga escala com
Telefonia IP.

Tenho algumas duvidas sobre como adquiri um ASN toda vez que tentei ler
sobre, fiquei ainda mais confuso!

Lendo o documento que me foi encaminhado pelo Lacnic, entendi que, para
conseguir um ASN eu teria que já estar falando BGP com alguma operadora, ou
então ser multihomed, sendo assim, as principais questões são as seguintes:

- Como trocar rotas com uma operadora através do BGP se eu ainda não possuo
um ASN
- Referente ao multihomed, pelo que entendi eu tenho que possuir dois ou
mais links de internet com diferentes operadoras

Fico muito grato com a ajuda de vocês.

Att,

Eng. Diogo Duarte dos Santos