[GTER] Access Grid

giulianocm giulianocm at uol.com.br
Sat Oct 22 01:35:47 -02 2005

Oi,

Acredito ser uma ferramenta de colaboracao, onde os participantes de varios lugares no mundo podem estar interagindo, de maneira simultanea.

Ele traz a ideia consigo de utilizar teloes para projecao de varios locais ... num ambiente multimidia montado especialmente para um evento ... o que permite  a reuniao de varias entidades ao mesmo tempo.

Existem varias informaoces a respeito no site oficial deles:

http://www.accessgrid.org/

Se nao estou enganado .. eles utilizam como base as ferramentas do mbone: VIC e RAT.

Para participar ... voce tem que ter algum acesso multicast internacional e nao somente dentro da sua LAN. Caso voce nao o tenha ... voce podera utilizar alguns dos elementos de bridge espalhados pelo mundo ... para que o seu sinal consiga ser
transmitido em unicast.

http://www.agsc.ja.net/services/multicastbridge.php

Para acessar uma dessas bridges ... voce deve contactar o adminstrador local da instituicao.

Se voce tiver um projeto de colaboracao ... que utilize a ferramenta em ambito internacional ... acredito que voce possa solicitar acesso e instrucoes para as entidades participantes do eventual meeting.

Hoje existem grupos da internet2 ... querendo implementar a ferramenta DVTS dentro do ACCESS-GRID ... para aumentar a definicao de audio e video ... transformando a experiencia da colboracao com uma ferramenta capaz de conectar varios usuarios multicast com streamings SDTV e ate HDTV. Imagina o tamanho da banda total ... somados todos os participantes ... e tambem ... a sala, os projetores e o equipamento para participar.

Att,

Giuliani