[GTER] Protocolo ICMP

Alexandre Hautequest hquest at onda.com.br
Thu Oct 20 16:06:27 -02 2005

Lao DanTong wrote:

> eu já disse isso antes e repito: bloquear ICMP de modo geral é besteira.
> ainda mais um provedor de acesso. na pior das hipóteses esse tipo de
> bloqueio pode ser feito no usuário final, se ele souber o que está fazendo
> (o que não é o caso, em geral).

O problema nao eh bloquear ICMP, mas deixa-lo "fluir livremente". Tem
tipos e tipos de ICMP. Alguns deles o usuario final nem precisa saber
que eles existem, mas sao importantes pra quem cuida da rede. Outros,
devem existir mas serem limitados: O usuario nao precisa receber 10Mbit
de ICMP, mas um ou outro de vez em quando pra informar pro sistema
operacional que alguma coisa esta errada. Outros tipos realmente nao
devem nem ser imaginados que existam, embora alguns deles os sistemas
operacionais mais espertinhos e novos ja' sabem trata-los.

E o aumento do trafego internacional nem sempre e' culpa do coitado do
ICMP, mas do usuario que esta' com seu Skype e/ou seu P2P favorito
ligado, ignorando todos os pedidos feitos por "um cara paranoico que nao
me deixa usar a internet do jeito que eu quero" e nao faz a minima ideia
de como a Internet funciona.

--
Alexandre