[GTER] Nat Dinâmico, SPAM, Bloqueio de portas, Balanceamento entre Roteadores

Daniel Dias Gonçalves daniel at dgnetwork.com.br
Thu Oct 20 06:56:10 -02 2005

Pessoal,

Gostaria de trocar idéias do que as grandes redes e principalmente
provedores da banda larga tem feito com relação:

- Nat dinâmico, cada hora a conexão nateada sai por um ip válido
diferente, um pool de ips. Se isto causa problemas na navegação, como
deve ser feito, quais ferramentas, etc.
- Clientes com ip inválido fazendo SPAM ou infectados com vírus
consumindo recursos da rede. Quais medidas são tomadas, bloqueio de
portas, limitação de banda etc.
- QOS de programas p2p, udp, etc. Ferramenteas, conceitos, etc.

No seguinte cenário, qual a melhor solução para fazer balanceamento
entre os 2 roteadores, visto que posso solicitar na embratel para
balancear do lado dela os meus 2 roteadores, utilizo FreeBSD + PF:

 8mbps hdlc                   4mbps hdlc
------------------    ------------------
|ROTEADOR 1|     |ROTEADOR 2|
------------------    ------------------
                |                        |
                |                        |
                 \                       /
                  \                     /
                    \                 /
                       \           /
                   ETH0   ETH1
                   ---------------
                    |GATEWAY|
                   ---------------
                        ETH2

                           / \
                          /   \
             ---------   ----------
                cliente     cliente
                   ip          ip
                invalido     valido

ROTEADOR1: 200.200.100.1/30
ROTEADOR2: 200.200.200.1/30
ETH0: 200.200.100.2/30
ETH1: 200.200.200.2/30
ETH2: 10.0.0.1/8
ETH2-alias: 200.200.100.65/26
ETH2-alias: 200.200.200.65/26

Tenho clientes com ip válido e inválido nas classes setadas na ETH2.
* Quero que os ips válidos e inválidos (nateados) saiam ou pela ETH0 ou
pela ETH1.

Aguardo opniões.

Obrigado.

--