[GTER] Controle de tráfego com CBQ

Guilherme guilhernee at bol.com.br
Wed Oct 19 09:45:43 -02 2005

  Pessoal, atualmente estou usando o cbq para fazer um controle de banda em uma rede com quase 400 hosts. Até o momento está funcionando bem, porém fico na dúvida caso essa rede cresça(o que é a tendência) e que eventualmente eu possa ter problemas com cbq. Alguém da lista ja teve problemas com CBQ em redes com grande número de hosts e tráfego? Alguém usa o HTB para fazer esse tipo de serviço? Existem vantagens do HTB sobre o CBQ?

obs: Eu até tive problemas com o CBQ, porém resolvi recompilando o kernel e colocando os módulos de QoS tudo bult-in. Assim resolvi meus problemas, porém fico na dúvida de ter problemas quando minha rede chegar perto de 800 hosts, no qual acredito que não vai demorar muito.

Fico imensamente grato por qualquer sugestão!!!!!!
Abraço a todos da lista