[GTER] Cisco x 2 Rotas

Andre Gustavo de Carvalho Albuquerque gustavo.albuquerque at gmail.com
Mon Oct 17 19:38:40 -02 2005

Evandro,
 A análise deve ser feita nos dois sentidos aplicáveis:
 - Internet -> seu cliente: configure o cliente que deve receber tráfego da
TLF com endereços IP na faixa da TLF e o que deve receber tráfego da EBT com
endereços IP na faixa da EBT.
 - seu cliente -> Internet: neste caso é mais complexo, pois a decisão de
roteamento deixa de ser exclusivamento pelo endereço IP destino, mas toma
também como parâmetro o IP de origem. Pra fazer isso você terá que fazer uso
de um artifício chamado policy-routing. É algo que faz muitas arquiteturas
de roteadores sentarem, pois os ganhos obtidos com implementações em ASIC
deixam de acontecer, levando o desempenho pro chinelo.
 Queria apelar pros colegas que, em caso de dúvidas, tentem explicar o
problema sob o ponto de vista conceitual/topológico pois, assim, haverá
maior chance de contarem com boa vontade dos que não tem tempo de ver como a
sua configuração específica está, mas podem opinar sobre aspectos de
engenharia e operação de redes.
 Um abraço, Gustavo Albuquerque