[GTER] Duvidas de balanceamento de links com iproute2

Carlos José Vaz carlosjvaz at gmail.com
Fri Oct 14 15:38:36 -03 2005

Oi pessoal,
Estou fazendo testes em um servidor de internet utlizando
balanceamento de dois links adsl. Estou seguindo um tutorial do site
do vivaolinux (http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=2252).
Estou fazendo testes na minha casa antes de colocar em produção mas
ocorre a seguinte situação:
#eth0=rede interna, eth1=link 1, eth2=link2
ip ro add default scope global equalize nexthop via $IP_GW1 dev $eth1 weight 1 \
nexthop via $IP_GW2 dev $eth2 weight 1

O link ativo está na interface eth1 e quando tento fazer uma conexao
ele força o uso do link 2 (vejo pelos logs), mas quando troco:
ip ro add default scope global equalize nexthop via $IP_GW2 dev $eth2 weight 1 \
nexthop via $IP_GW1 dev $eth1 weight 1
a conexão funciona.
A minha dúvida é se o kernel não identifica se um link está ativo e
manda as conexões para a outra interface?

Como estou começando no assunto aceito criticas e sugestões.

Obrigado pela atenção de todos

Carlos