[GTER] duvda sobre operadoras

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Wed Oct 5 02:48:11 -03 2005

> Voces saberia me dizer se operadoras Brasil Telecom, Telemar e CTBC
> fazem projetos de canais de dados interligando empresas que tem filiais
> no do nordeste e em Sao Paulo e tambem nos 3 estados do sul ?

BrT e Telemar dizem que sim, e releases de imprensa volta e meio
corroboram isso.

> Quais seriam as tecnologias disponiveis ? Eessas empresas montam
> parcerias com empresas como Telefonica e Embratel aqui em Sao Paulo para
> fazer isso, ou ja possuem infra propria ?

SLDD, Frame Relay, ATM, MPLS... o que o freguês pedir! :-)
X.25 vai ser meio difícil para outras que não a Embratel, mas capaz
delas darem um jeito.

A Brasil Telecom comprou a Metrored, a Telemar a Pegasus Telecom, e a
CTBC a Engeredes, dando a cada uma delas infra própria em SP. Assim, é
bem provável que se o local em SP estiver na região de cobertura
(tipicamente as grandes avenidas comerciais), seja atendido pela
própria tele. Senão, a próxima tentativa é alguém neutro como a
Eletropaulo, Iqara, Impsat etc. Se ainda sim o cliente estiver fora do
alcance dessas redes, a próxima maior probabilidade é parceria com a
Telefônica, as teles locais freqüentemente se aliam em projetos
nacionais. O que é extremamente improvável é que a BrT ou a Telemar
peçam algo para a Embratel...

Rubens