[GTER] Multicast e Mbone

Giuliano Cardozo Medalha giulianocm at uol.com.br
Mon Oct 3 17:47:02 -03 2005

Leandro,

Boa tarde,

Voce vai encontrar textos interessantes sobre mbone e sobre multicast
nos seguintes links:

http://multicast.internet2.edu/

http://multicast.internet2.edu/wg-multicast-started.shtml

O backbone da Abilene ja esta preparado para Multicast a mais de 3 anos
com os T-640 ... se nao estou enganado. Eles chegam a jogar na rede
Streamings de video HDTV de 2 Gbps.

Aqui no Brasil existe um esforco muito grande das entidades academicas,
principalmente da RNP para fornecer aos seus usuarios, enderencos e
conectividade multicast, inclusive, tentando interligar com os projetos
do exterior: internet2, geant. Veja:

http://www.rnp.br/pd/gts2004-2005/multicast.html

http://www.rnp.br/newsgen/0205/multicast.html

Eu realmente desconheco alguma operadora aqui no Brasil que forneca o
servico de multicast. O grande problema do multicast ate 1 ano atras
estava nos equipamentos da base instalada, que em muitos casos nao
suportavam as configuracoes de multicast. Hoje a maior parte dos
equipamentos ja vem preparada para fornecer multicast em hardware, tanto
para IPv4, quanto para IPv6: CISCO (CRS-1 faz multicast na matriz de
comutacao !!!), Juniper, Foundry ... considerando PIM-SM, MSDP, MBGP,
BGMP, PIM-SSM, MLD, dentre outros.

A FAPESP (TERREMARK Brasil) tambem tem um canal STM-4 interligando SPO a
miami (FIU) ... upgrade do projeto AMPATH .... que acredito eu, fornece
o servico de multicast para as entidades interligadas, e que de alguma
forma apresentem projetos especificos de uso dessa tecnologia:

http://www.ampath.fiu.edu/

http://trafego.ansp.br/html/int.html

Voce tambem pode se interligar diretamente a um provedor de multicast
gratuito nos EUA atraves de um servico tunelado ate o Brasil. Se nao me
engano o provedor que fazia isso era o PAIX. Para solicitar o servico
voce poderia pedi-lo na lista de discussao multicast do WG da Abilene.

Espero ter ajudado.

Att,

Giuliano