[GTER] Criação de um servidor DNS "zoneless".

André Carezia andre at carezia.eng.br
Thu Nov 24 18:20:02 -02 2005

Leandro Pereira de Lima e Silva - ViaLink wrote:

> Pelo que eu entendi da resposta do Danton, dá pra fazer o esquema no
> bind como voce queria, qual é a impossibilidade?

Os impedimentos são o RFC 1034:

"The labels must follow the rules for ARPANET host names.  They must
start with a letter, end with a letter or digit, and have as interior
characters only letters, digits, and hyphen."

e o RFC 952:

Field 2         Internet Address of Network, Gateway, or Host
                followed by alternate addresses.  Addresses for a
                Domain are those where a Domain Name Server exists
                for that domain.

Field 3         Official Name of Network, Gateway, Host, or Domain
                (with optional nicknames, where permitted).

que ainda vale como padrão para a tabela de "hosts", exceto que o campo
1 foi suprimido e a informação contida nele foi parar em outros locais
ao longo do tempo. Veja também a página de manual HOSTS(5).

Ou seja, a segunda coluna em /etc/hosts contém os nomes completos das
máquinas. Se esses nomes não contêm ".", significa que eles são TLDs.
Acredito que não era essa a intenção de quem construiu esses arquivos
/etc/hosts da primeira vez.

Além disso, o caracter "_" não é permitido no DNS (e nem em /etc/hosts,
na verdade). É preciso corrigir esses nomes.

[]s,

--
André Carezia
Eng. de Telecomunicações