[GTER] OFF: Alerta SMS

Antonio José dos Santos Brandão brandao at gmail.com
Wed Nov 23 22:31:59 -02 2005

Oi Eduardo, eu não tenho, mas me disponho a ajudar.

Existem alguns docs sobre a instalação do asterisk¹. Vc vai preciar de
uma porta FXO² para conectar na linha telefonica. Com o asterisk
funcionando, vc grava as mensagens usando ele próprio. Daí cria um
arquivo do tipo .call³ que qdo copiado para
/var/spool/asterisk/outgoing dispara a ligação para você. Daí é só
colocar shell script no cron para pingar o host e copiar o arquivo
.call caso o ping nao tenha sucesso.

Dentro do próprio asterisk vc cria o plano de discagem no
extensions.conf e com ele é fácil executar um comando conforme os
dígitos teclados.

Veja o exemplo abaixo, que toca uma mensagem se o ip digitado nao pinga:

exten => 1,1,Read(ip,digite_ip,12)
exten => 1,2,System(ping -c 2 ${ip:0:3}.${ip:3:3}.${ip:6:3}.${ip:9:3})
exten => 1,3,background(beep);
exten => 1,4,hangup()
exten => 1,102,background(radio_offline);
exten => 1,103,hangup()

 neste caso, ao declar 1 o sistema me pergunta o ip. Eu digito o ip
sempre com 12 numeros e caso esteja offline escuto a mensagem.

--
Antonio José dos Santos Brandão
Virgos Tecnologia da Informação

¹ http://www.voip-info.org/wiki/view/Asterisk+Step-by-step+Installation