Re: [GTER] Criação de um servidor DNS "zoneless".

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue Nov 22 17:59:31 -02 2005

On Tue, 22 Nov 2005, MARLON BORBA wrote:

> E se eu instalar um servidor DNS dentro de um "host" AIX do "frame" SP e
> colocá-lo na lista do /etc/netsvc.conf (equivalente do /etc/resolv.conf
> no Linux) de modo que, se algum cliente perguntar quem é botafogo_i e o
> DNS principal não souber responder, o cliente pergunte a esse servidor
> AIX e obtenha a resposta?

o que você está me dizendo é que HÁ colisão con o espaço de nomes da
Internet, ieso é, no /etc/netsvc.conf já está declarado um servidor de
nomes que traduz nomes como 'inexo.com.br' no contexto do DNS global.

neste caso, o melhor a fazer é criar um TLD para uso interno, colocar esse
TLD como default. se fosse o linux seria incluir uma cláusula search no
/etc/resolv.conf. o efeito prático é o mesmo de ter nomes no domínio raiz.

exemplo: digamos que o domínio em questão é intranet. no named.conf vai:

intranet in { type master; file "intranet"; };

no arquivo intranet vai:

@ soa ...
batatinha	in	a	192.168.0.1

tomaticamente o domínio intranet é adicionado ao nome batatinha. nos
clientes configure intranet como um domínio default, de modo que 'ping
batatinha' e 'ping batatinha.intranet' resultem na mesmíssima ação.

> Não gostaria de usar o NIS para isso porque, no AIX, é um tanto
> trabalhoso de configurar e de manter, e quando trava dá uma confusão dos
> diabos...

eu usava isso no INPE e não parecia ser nada trabalhoso, num ambiente
heterogêneo (IBM e Sun).