[GTER] [OFF] F.Root-Servers e AS112

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Sun Nov 20 22:54:22 -02 2005

> A respeito do projeto do ISC -> f.root-servers.net ... utilizando o endereco anycast: 192.5.5.241
>
> - O registro.BR tem um maquina (ou um cluster de maquinas) aqui no Brasil que contem a copia das entradas completas de um root server internacional. Essa maquina tem algum daemon BGP que divulga as rotas por IGP para o roteador de borda do registro. Isso esta correto ?

Não... como você mesmo, a divulgação é por IGP, então não é um daemon BGP...

> - O registro divulga pelo seu roteador de Borda (por BGP) o IP 192.5.5.241 para os seus peers (no PTT ou fora dele) com o AS 22548.

> - Outras divulgacoes do mesmo IP vem atraves do peering nacional ou internacional, porem, a escolha da melhor rota deve cair sempre localmente (indo para o servidor do registro) ... a nao ser quando o servico fica indisponivel e a maquina para de divulgar as rotas para o roteador de borda do registro por IGP. Sem essas rotas ... a divulgacao pelo AS 22548 e cancelada e com isso outras entradas passam a ficar validadas.

É por aí mesmo.

> Essas observacoes estao corretas ? Essa e a maneira de se usar o anycast ?
>
> Se o servico deve ser disponibilizado apenas localmente ... ja que o BGP escolhe a melhor rota ... por que as vezes eu saio do brasil num trace para f.root-servers.net ?

O BGP escolhe uma rota segundo seus critérios de seleção, que eu diria
estão distantes de poderem ser chamados de escolha da melhor rota...
mas ele de fato é determinístico, para um mesmo ponto de origem ele
deveria sempre pegar o do BR ou sempre sair. A partir de que ponto de
origem você está observando esse efeito ?

> O projeto AS112 esta relacionado ao projeto f.root-servers ou ele e um projeto separado ... relacionado apenas a resposta DNS para IPs privativos ? Como isso acontece ... se existe o NAT fazendo conversao desses enderecos ?

Não há relação direta, exceto a forte ligação do Paul Vix com ambos.

> Estou tentando entender o que acontece. Peguei alguns artigos na internet, mas alguns topicos eu ainda nao entendi.
>
> Seria possivel voces estarem me ajudando ?

Sim, você poderia estar se ajudando lendo sites sobre gerundismo! :-)
http://www.portugues.com.br/naofale.htm

Rubens