Re: [GTER] Cisco 2600 - 2 Links Internet - Problemas de naveação

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Mon Nov 14 19:28:57 -02 2005

Diogo Duarte wrote:
> Pessoal, boa tarde, estou passando por um problema e por isto pesso a
> ajudade de vocês!
>
> Minha empresa possui uma aplicação VoIP onde há um softswitch em SP
> gerenciando GW's de voz em todo Brasil. Toda a rede de SP era sustentada por
> um link de Internet da Impsat, já nas demais filiais todos os links de
> internet são da EBT. Devido a problemas de latência e perdas de pacotes num
> ponto de troca de trafego entre EBT e Impsat resolvemos adquirir um link de
> internet da EBT para SP.
> Ambos os links estão em um router Cisco 2600.

> [...]

Imagine que voce e' a Embratel..
Voce tem um cliente que tem o range a.b.c.d/n atribuido a ele (quando
voce comprou o link, voce nao pediu para que eles fizessem 'transito'
para rede de outros, concorda ?).
De repente, na porta de entrada do router dele (de frente para voce),
chega um endereco IP que eles nem sabem que esta do seu lado..
Eles tem o dever civico de dropar este pacote, concorda ?
Nao sei se seria tanto ACL, quanto um puro e simples uRPF, onde eles
checam se o pacote entrando tem uma rota de volta via aquela mesma
interface.
Se por outro lado, voce tiver espaco IP "independente de provedor", e
contratar ambos os provedores para transportar isto (complicacoes a
parte com SWIP e etc), eles passariam a saber que voce "tem o range
w.x.y.z/m" e que eles devem aceitar isto no link".
Isto tudo obviamente e' so o caminho "do seu lado para o deles", tem que
pensar no caminho de volta tambem..