RES: [GTER] OFF-TOPIC

Alexandre Hautequest hquest at onda.com.br
Tue May 31 11:39:12 -03 2005

Antonio Carlos Pina wrote:
> BGP não é a única opção para ele, dependendo do porte da empresa, do tráfego
> e etc.
> Ele pode usar um proxy multihomed como o Monet e se sair muito bem.
> Até mesmo um script que mate uma rota e crie outra, se ele rodar NAT,
> resolverá a questão da contingência.

A contingencia que ele pediu no e-Mail original e' para que "os clientes
de outras regiões talvez pudessem continuar acessando nossos serviços".
Nao sei como fazer isto com dois links de forma eficiente. Tem os
truques de DNS mas sabemos que pode trazer novos problemas que nao existiam.

Saida e' facil porque voce tem o controle. Entrada e' terra de ninguem a
menos que voce divulgue a todos como entrar. E ate entao, de forma
segura (!!!), nao conheco nada alem do BGP e hosting dedicados de
provedores que possuam BGP por tras.

> O que eu não entendi muito bem, Fabricio,  é você dizer que o rompimento de
> fibra te deixa "isolado". Todos os backbones de sua região são paralisados ?
> Ou a Embratel é a única que chega onde você está ? Do contrário, usar uma
> BRT como o Alex sugeriu é uma solução bastante boa.

Contingencia de meio fisico com outro meio fisico nao eh muito
contingente. Um radio ou satelite deve ser mais apropriado.

--
Alexandre