[GTER] Re: Latência em Rede

Leonardo Koppes ln_koppes at yahoo.com.br
Thu May 26 12:39:24 -03 2005

Tem como quantificar o estrago de uma rede elétrica próximo a uma rede de dados? Sim. O cálculo é enorme (leia Lev Landau - A Teoria do Campo). Além da voltagem e da alternância, a interferência depende principalmente da carga, se é estática, dinâmica, se gera spike, etc. Quanto maior a carga, maior a intensidade do campo eletromagnético ao redor do cabo. Lembro ao Jean que uma chave elétrica sendo acionada pode gerar um spike com harmônicos próximos a 1Ghz. Motor elétrico então é um desastre. Portanto, nem em sonho (ou pesadelo) deixe cabos de dados próximos à rede elétrica. Distância mínima:30 Cm. e dentro de eletroduto metálico (aquele caninho de ferro). Um cabo blindado pode minimizar o efeito mas não eliminá-lo. Campo eletromagnético é um assunto muito sério. Um raio pode travar um notebook trabalhando com baterias somente pelo campo magnético que ele gera.

Boa sorte a todos.

On Wed, 25 May 2005, Jean Marcel Vosch wrote:

> E se vc estiver usando um cabo blindado de rede, precisa disso??

eu tenho a impressão, mas posso estar errado, de que a norma de cabeamento
estruturado sobre proximidade a fios elétricos diz mais respeito às linhas
de voz (o par azul) do que às de rede. ethernet a 100Mbps tem a portadora
a 200MHz, perto disso a rede elétrica é DC. e como a recepção é
diferencial, a interferência da rede deveria ser rejeitada como modo
comum.