RES: RES: [GTER] Latência em Rede

Marcelo Estanislau marcelo at standardnet.com.br
Wed May 25 13:14:47 -03 2005

Boa tarde, caros colegas...

A norma revisada pela ISO 11801, só para vocês terem uma idéia, diz que
as tubulações de telecomunicações (ou seja, os cabos dentro da tubulação
metálica, do tipo "pesado", tanto para dados quanto para voz), devem
cruzar perpendicularmente as lâmpadas e cabos elétricos e devem prever
afastamento de no mínimo 1,20 de motores/transformadores, 30cm de
condutores e cabos de distribuição elétrica e 12cm de lâmpadas
fluorescentes.
Os valores acima referem-se a circuitos elétricos de potência inferior a
5KVA.
O mais importante: Pela ANSI/NFPA708, artigo 800, recomenda-se o
afastamento mínimo de 61cm de qualquer cabo de energia.

Att.

--
Marcelo Estanislau Geyer
marcelo at standardnet.com.br