[GTER] Data Centers Brasilieiros

Giuliano Cardozo Medalha giulianocm at uol.com.br
Sun May 15 14:54:08 -03 2005

Marcelo,

> Agora o que faz com que os custos de servidore dedicados no brasil seja tão
> elevado em comparação nos USA , Europa?

Essa e uma pergunta que eu realmente nao sei te responder. Em alguns
casos observa-se que a capacidade instalada dos Data Centers esta ociosa
com relacao ao que eles haviam planejado quando o construiram
(investindo milhares de dolares) ... o que deveria fazer com que os
custos se reduzissem para atrair mais cliente ... mas isso nao deve
acontecer ... pois os custos de manutencao e operacionais devem ser
altos .. alem da compra dos equipamentos e manutencao de pecas de SPARE
no caso de hosting dedicado.

As empresas de Data Center tambem estao muito interessados hoje em
propostas de clientes que tem aplicacoes no modelo ASP ... onde a
aplicacao roda dentro do Data Center e os cliente dessas empresas se
conectam diretamente ao Data Center por links dedicados agrageando valor
ao negocio ...
Alem disso ... conforme o cliente cresce e sua aplicacao fica critica
... ele pode vir a precisar de nova infra estrutura interna como novos
servidores, clusters com HA ... que dependendo da aplicacao e da
negociacao ... pode vir a conseguir prazos e custos melhores ... pelo
interesse mutuo dos lados envolvidos.

Outra coisa que influencia muito no preco mensal dessas solucoes e o
prazo que voce estabelece o contrato ... 24 meses ... 36 meses ... 48
meses e acim por diante ... pois o custo total e de certa forma dividido
por esse prazo.

Uma solucao de colocation nao daria certo para voce ? Voce precisa que o
data center cuide de toda a sua infra estrutura e mantenha os seus
servidores com um certo SLA ?

> Tem algum Data Center com estrutura em Salvador/Bahia, tenho enteresse em
> fazer uma visita pra conhecer a estrutura já que so vejo estrutura por
> fotos.

Nao sei lhe dizer ... vou pesquisar.

Att,

Giuliano