[GTER] Re: Problema estranho na rede (RF)

Leonardo Koppes ln_koppes at yahoo.com.br
Sun May 15 02:26:55 -03 2005

A radiação solar é muito energética dentro de uma faixa bem ampla, com lambda dos 13 metros à algo próximo de 0,3 uM, com pico em 21 cm. A questão é que não dá pra identificar uma freqüência que interfira numa portadora de RF. Essa do sol, portanto, carece de mais estudos.
Agora, RF é um saco! Problemas de onda estacionária, banda lateral, etc. tiram a paciência de qualquer um. A alguns anos eu instalei um dispositivo de RF numa agência bancária perto do aeroporto (congonhas). O funcionamento era intermitente e ninguém sabia porquê. Depois de se f... bastante, confirmei com um engenheiro da Embraer a minha desconfiaça: Turbinas de avião geram RF por centelhamento na faixa de 250Mhz até 1.2Ghz. Toda vez que um certo modelo de avião decolava o sistema caía. Tive de alterar a portadora, aí funcionou. É mole?

Olha, nunca coloquei wattímetro pra testar mas nunca tivemos este problema.
E temos muitos links, vários deles apontados para o leste, outros para o
oeste, regiões onde o sol certamente pega de cheio no apontamento da antena.
Em 2.4 GHz, 5.8GHz e 3.5GHz. Nunca vi algo a respeito em nenhuma literatura.
De repente vou dar uma consultada em algum físico para que diga algo a
respeito.

Eduardo.