[GTER] Estatisticas MRTG por porta

Adriano Mauro Cansian adriano at acmesecurity.org
Thu May 12 16:54:55 -03 2005

On 12 May, 2005, at 4:39 PM, Paulo Augusto M. Gontijo wrote:

> utilizamos aqui na empresa o MRTG para geração de gráficos de bytes in
> e bytes out.
> Queria um gráfico que nem o MRTG no entanto com bytes in e bytes out
> por porta, existe algo assim?

É bem fácil você fazer isso usando o Cisco NetFlow System. O NetFlow
define o conceito de fluxo em uma interligação de redes ou numa rede
local de computadores, permitindo separar os fluxos por serviços
associados (i.e. portas). Atualmente, vários fabricantes de
equipamentos de rede implementam o Cisco NetFlow System, que acabou
virando um RFC no final de 2004 (se não me engano). Vários sistemas
freeware conseguem fazer as análise dos fluxos, inlcusive o MRTG.

Referências:

Claise, E.B. Cisco Systems NetFlow Services Export Version 9. Internet
Draft, abr. 2004.Disponível em:
<http://www.ietf.org/internet-drafts/draft-claise-netflow-9-08.txt>.

Quittek, J.; Zseby, T.; Claise, B.; et al. Requirements for IP Flow
Information Export (IPFIX). IETF Network Working Group. Request for
Comments 3917 (RFC 2917). Outubro, 2004.

Caida Web Site. Cflowd: Traffic Flow Analysis Tool.Disponível em:
http://www.caida.org/tools/measurement/cflowd/

-Adriano Cansian