[OT] Re: [Virou-OT] Re: [GTER] problema com windows (mais um)

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Thu May 12 14:24:46 -03 2005

On Thu, 12 May 2005, Eudes Nunes wrote:

>  Concordo.

Discordo. uma coisa boa do mundo Unix é a diversidade. A diversidade é um
componente importante da evolução, a outra é seleção. quando Linux tiver
UMA distro, UMA interface, etc. eu parto para outra. Sinceramente não
acredito que UMA distro, com UMA interface, etc, pode servir desde palmtop
até supercomputadores. Embora Linux seja o mais conhecido o mundo Unix é
bem mais rico, com todas as variantes de BSD, Solaris, etc. O bom é que
cada um foi feito com um propósito e uma metodologia em mente (veja o
modelo catedral do BSD contra o modelo bazar do linux) (cf. the cathedral
and the bazaar, Eric S. Raymond). Com idéias fluindo livremente entre
essas comunidades temos tido um progresso notável. Uso Linux desde 1995 e
tenho acompanhado esse progresso ao vivo e, junto com meu sócio, dado até
alguns pitacos em um ou dois módulos do kernel.

Mais ou menos a mesma coisa acontece fora do kernel, graças aos padrões
abertos (para mim, se não é aberto, não é padrão) como posix e x-open
coisas totalmente diferentes como Linux e openBSD falam com os aplicativos
de uma maneira uniforme, de modo que um usuário desavisado talvez nem
perceba qual é um ou o outro.

Se Linux pode ser usado por leigos? acho que sim, os micros da McInternet
nas lanchonetes do McDonald's rodam Linux e os internautas comedores de
sanduíches e batatinhas fritas não estranham o ambiente.

Finalmente, para o "departamento de marketing da Microsoft": vamos acabar
com esta thread por aqui mesmo. Ela é bem off topic, não tem bulhufas a
ver com engenharia e operação de redes.