RES: [GTER] Domínios em Português

Demi Getschko demi at agestado.com.br
Wed May 4 18:00:24 -03 2005

pois é... Ë uma pressão enorme, especialmente de
China, Coréia, Japão etc para isso, e já estão usando
(com sucesso pífio a meu ver) por mais de ano.
O problema é que é "politicamente correto" apoiar
isso e, por mais que os estamentos técnicos junto ao
ICANN (ver John Klensin, por exemplo) falássem dos
problemas que isso traria, não houve forma de demover
ICANN (e os registrars da área) de avançarem nessa
seara. O risco maior é criar áreas absolutamente
inacessíveis da Internet exceto para os locais. Talvez não
seja, afinal, um efeito colateral tão danoso assim. Mas
é uma compartimentação da Internet. Aliás é um
contrasenso chamar isso de IDN porque é exatamente
o contrário, é NDN (nationalized domain names...).
O jeito é implementar da forma mais restrita possível
e assistir ao que acontece onde a implementação foi
mais radical (um exemplo: na Polonia implemetaram
cinco alfabetos, incluindo o árabe, o hebraico e o
grego, além do cirílico. Imagine o caos que isso será...)
(alguns são, inclusive, da direita para a esquerda, com
a ordem dos níveis de nome invertida!)

demi