[GTER] Balanceamento de carga - BIND 9

André - Listas andre-listas at linwork.com.br
Thu Mar 31 03:33:48 -03 2005

Em Qui, 2005-03-31 às 02:31 -0300, Gerson Abdon Caldeira escreveu:

> Sim, esse seria o objetivo final ideal. Uma base "distribuível" por
> natureza, mas que possa oferecer o cache em memória e persistência
> usando LDAP. Confesso que não li muito sobre e não sei como são as
> implementações usando BIND 9. Acho que existem dois cenários: ou cada
> requisição gera uma consulta à base - que, em princípio, deve custosa
> pra dedéu -, ou, ao acontecer alguma modificação de informações de
> zona (transfer, update ou à mão), o motor atualizará em memória as
> informações. A última parece mais sensata.

Na verdade a implementação é muito simples, eu tenho uma implementação
desta em produção.
No próprio pacote do bind9 tem documentação como proceder.
Em relação à forma de operação, ele faz um bind na base ldap para cada
requisição de DNS recebida para esta zona, não acho pesado, além disso
você pode colocar uma réplica desta base em seu servidor de dns a fim de
que as consultas sejam locais.

Exemplo:
//Zona xxx Suporte a LDAP
zone "xxx.com.br" {
        type master;
        database "ldap ldap://127.0.0.1/zoneName=xxx.com.br,c=BR 7200";
        allow-transfer{ yyy.zzz.www.uuu; };
};

Em minha __humilde__ opinião esta seria uma solução interessante ao
problema de replicação. Ah, sim, tem outro detalhe, se você alterar
alguma informação no objeto zona na base ldap, as alterações já são
disponibilizadas na próxima pesquisa ao DNS, sem que seja necessário
recarregar o mapa da zona através do rndc.

Sds
--
André A. Gaio