Re: [GTER] testes de turing acessíveis

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue Mar 15 10:26:45 -03 2005

On Mon, 14 Mar 2005, Francisco G. Matos wrote:

> O que você está propondo é chamado por "text-only captcha". Tais testes tem
> sido alvo de estudos tanto pelos aspectos de usabilidade e acessibilidade,
> quanto pelos aspectos práticos (não ser preciso renderizar imagens em tempo
> real, por exemplo). Seguem alguns links que encontrei sobre o assunto:
> http://www.aladdin.cs.cmu.edu/hips/events/abs/godfreyb_abstract.pdf
> http://bergmair.cjb.net/pub/towhiptext-proc.www/

muito obrigado pelas referências. vejo, com uma certa dose de frustração,
que a coisa ainda não está bem resolvida, se é que é resolvível, conforme
os pessimistas. parece que tem toda uma linha de trabalho na
Carnegie-Mellon, né?

uma coisa que também limita a acessibilidade é que os captchas de texto
propostos nesses papers parecem aqueles testes de QI avançados, então,
talvez o teste não só separe humanos de computadores, mas humanos com QI
maior que 130 do resto (que seria confundido com computador).

> Sobre os testes audíveis, acredito que com o devido cuidado e análise é
> possível criar um sistema que, mantendo a inteligibilidade, renderiza sons
> com distorções suficientes para impedir a análise automática. Algumas das
> técnicas usadas na geração de imagens distorcidas podem ser analogamente
> aplicadas na geração de sons.

bem, acho que a coisa não é tão fácil, eu vi um programa da universidade
de edinburgo achar uma frase no meio de uma tremenda cacofonia e eu mesmo
não havia entendido a frase completamente. então a minha impressão é que
captcha por voz é mais quebrável do que por imagem. existe também gente
desenvolvendo OCRs extremamente resistente a ruídos e a distorções que
sejam homeomorfismos (i.é, transformações que preservam a topologia).

existiria alguma outra abordagem de prova de humanidade do interlocutor
que não se baseasse em 'desafio com ruído' e resposta? me parece que a
falta de imaginação está imperando nessa área.