[GTER] Reverso Metrored (help-me)

Terra Networks terra.gter at terra.com.br
Thu Mar 10 00:17:01 -03 2005

On Tue, 8 Mar 2005 14:22:04 -0300
Daniel Checchia <daniel.checchia at gmail.com> wrote:

> O Terra habilitou o SPF *e* a checagem do reverso

O provedor Terra vem estudando o SPF há vários meses. Desde o final do
ano passado, estamos publicando o registro SPF do domínio terra.com.br
usando a opção de "softfail", ou seja, não autorizando o servidor de
destino a recusar a mensagem em caso de falha no teste de SPF. De forma
análoga, estamos testando o SPF das mensagens que chegam ao terra, mas
sem recusar nenhuma, mesmo quando o registro SPF do domínio do remetente
permite o bloqueio.

Durante a segundo quinzena de Março, vamos alterar o registro SPF do
domínio terra.com.br de forma a autorizar os servidores de destino a
recusar mensagens enviadas por hosts não listados no nosso registro.
Logo após, vamos ativar também o bloqueio via teste de SPF no nosso MX.

Independente do SPF, continuamos com a nossa política de restringir o
recebimento de mensagens enviadas por hosts que não possuem DNS reverso
corretamente configurado. Devido ao grande número de servidores
legítimos na internet brasileira que não possuem DNS reverso, ainda
estamos permitindo que uma parcela das conexões desses servidores sejam
aceitas, entretanto, estamos diminuindo esse percentual continuamente.
Esperamos que antes que esse percentual chegue a zero, todos os
administradores desses servidores já tenham conseguido configurar seus
DNS reversos.

Por fim, aproveito para lembrar que os requisitos técnicos para o envio
de mail aos servidores do Terra podem ser consultados aqui:
http://www.terra.com.br/postmaster/

Obrigado,

Terra Networks <terra.gter at terra.com.br>