[GTER] Greylisting - Em que redes usar

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue Mar 8 15:45:29 -03 2005

On Tue, 8 Mar 2005, Fabiano wrote:

> neste ponto deve ser utilizado uma segunda barreira de de filtragem (não mais
> por ip, mas por conteúdo)

eu acho a filtragem por conteúdo um tremendo desperdício de tempo e CPU. é
uma corrida de cachorro mordendo o próprio rabo, porque o que temos visto
é os spammers se adaptando aos filtros bayesianos, os anti-vírus
tornando-se progressivamente mais complexos, até que quase toda a CPU que
usamos é para filtrar lixo.

isso sem falar dos falsos positivos, por exemplo, a mensagem 'veja que
interessante o spam que recebi. segue a cópia...' será barrada pelo mesmo
critério. eu estou bastante desapontado com o desempenho do spamassassin e
não há de ser diferente com outros filtros similares. atualmente não uso
qualquer filtro de conteúdo.