[GTER] Estatisticas do NBSO: Spam

Alexandre Hautequest hquest at onda.com.br
Fri Mar 4 16:55:54 -03 2005

scsantos at unigranrio com br wrote:
> Estatisticas do NBSO: Spam -- fevereiro de 2005
>  http://www.nbso.nic.br/stats/spam/
>
> As operadores deveriam tomar alguma providência como filtro para ips
> dinâmicos no sentido de não permitir tráfego SMTP para este perfil de
> serviço.

Vamos viajar no assunto:

A tele tem um registro de qual numero telefonico esta conectado num
determinado momento, e qual o seu endereco IP.

Periodicamente, o provedor X manda pra tele um registro de qual
IP/email/... fez spam.

A operadora multa em, por exemplo, R$0,50 para cada reclamacao de SPAM
que o mesmo tenha, e faz alguma coisa com essa "verba": repassa ao
provedor como "pagamento dos custos do trafego desnecessario", faz um
"meio a meio", sei la.

A partir do momento que o cara comeca a sentir no bolso, ou ele para, ou
ele paga. E se chorar com algo do tipo "mas era virus, nao era eu", a
responsabilidade de cada maquina eh do proprio usuario; se ele nao
quer/pode/se coSSa pra ter um antivirus funcional, decente e atualizado,
que pague pelo prejuizo que ele esta causando aos outros.

Isto ate poderia funcionar se houvessem tais registros e se houvesse
confianca na tele em nao mentir para o usuario pra faturar um pouquinho
a mais do que o provedor argumentou.

--
Alexandre