[GTER] Range 201.x.x.x

MARLON BORBA MBORBA at trf3.gov.br
Thu Mar 3 18:34:12 -03 2005

Agora me veio uma idéia: Não seria melhor perguntar aos próprios provedores quais os "ranges" IP que eles utilizam? Imagino que eles vão alegar motivos de segurança para não divulgá-los... Todavia, se o fizessem, de maneira aberta, poderíamos ter filtros mais precisos para rejeitar SPAMs. Uma outra forma seria termos "whitelists" deles mesmos mostrando empresas que adquirem ADSLs e implementam servidores SMTP internos. Em suma, um oportuno (e bem-vindo) trabalho de cooperação.

Abraços,
Marlon Borba, CISSP.

"Você prefere sua estabilidade hoje ou
sua felicidade amanhã?"
--Max Gehringer, na CBN.

As novas faixas designadas pelo Registro têm sido no 201 (será se o 200
acabou?). Assim, é claro que existe muito ADSL (tanto residencial quanto
empresarial), mas existe também outros tipos de endereço, basicamente
das empresas que solicitam novas faixas de endereço. Assim, bloquear o
201 não é uma boa idéia...