RES: [GTER] Balanceamento por pacotes

Lucio de Aquino Marinho aquino at ECOSISTEMAS.COM.BR
Wed Mar 2 16:18:22 -03 2005

 Existe a dica de utilizar a solução baseada em Openbsd

 http://www.countersiege.com/doc/pfsync-carp/

Lucio de Aquino Marinho

55 21 8802 3244

-----Mensagem original-----
De: Rodrigo Simões [mailto:rodrigo at life.com.br]
Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
Assunto: [GTER] Balanceamento por pacotes

Amigos,

Como é possivel fazer balanceamento por pacotes no Linux? Eu não posso
simplesmente colocar 2 rotas default, pois o linux faz cache dessas
rotas e aí não funciona legal.

Descobri que existe 2 formas:

1 - Aplicar um patch chamado "equalize" no kernel que permite um "round
robin" entre as interfaces...eu considero essa forma a mais parecida
com o que utilizo no Cisco atualmente. O problema é que esse patch
parece estar descontinuado ou coisa parecida...está meio dificil
encontrá-lo.

2 - Usar TEQL. Parece ser a melhor opção, o problema é fazer esse cara
funcionar! É mais parecido com o "loopback" do Cisco...

Na prática vou usar uma PC300 com 2 links Embratel balanceados, por
isso a necessidade. Fisicamente os 2 links funcionam 100% com a PC300
(pingam o outro lado), o problema é balancear mesmo... Detalhe: Estou
fazendo a simulação com placas ethernet mesmo, pra não precisar parar
os links.

Se alguém puder me dar uma luz sobre como fazer isso, ficarei muito
grato!

Atenciosamente,

Rodrigo Simões