Re: [GTER] Gostaria de saber como anda a implanta ção do sistema de IPV6 no brasil?

Adailton Silva adailton at icomnet.com.br
Sun Jun 26 23:13:16 -03 2005

Abelardo Barbosa Jr. wrote:

> Em 23/06/05, *Adailton Silva* <adailton at icomnet.com.br
> <mailto:adailton at icomnet.com.br>> escreveu:
>
>     . A penetração v6 a nível mundial é irreversível e só uma
>     questão de tempo. No caso do Brasil, deveria estar na pauta das
>     discussões do CGI.
>
>     []s,
>     Adailton
>

> Caro Adailton,
> Deveria estar na pauta dos provedores e da indústria, isso sim.

Também, claro.

>  Existe um certo mito de que órgãos reguladoers possam fazer a
> tecnologia andar num sentido ou no outro. Não podem. Graças ao bom
> Deus não podem. Se pudessem, estávamos hoje todos usando OSI/ISO.

Não me refiro a regulamentação, para isso temos a ICANN, IETF, RIRs,
etc. Me refiro ao desenvolvimento de políticas e programas de incentivos
e promoção.

>  Acho que o IPv6 está na pauta sim do CG, na medida certa. Registram
> IP´s, dão suporte à resolução de nomes V6, preocupam-se com a alocação
> de blocos. O que mais deveriam fazer?

O desenvolvimento e implantação v6 (projetos, redes, apliacações, etc)
em muitos países desenvolvidos ou até em desenvolvimento são promovidos
por grandes programas nacionais. Além de incentivadores, são programas
articuladores, integradores, que causam impacto na comunidade.
Evidentemente no Brasil há eterna questão da falta de recursos. Ainda
assim, é possível fazer muita coisa com poucos recursos e boa vontade,
mas é preciso vontade política.

Adailton