Re: [GTER] Gostaria de saber como anda a implanta ção do sistema de IPV6 no brasil?

Abelardo Barbosa Jr. skandor at gmail.com
Fri Jun 24 14:02:55 -03 2005

Em 24/06/05, João Carlos Mendes Luis <jonny at jonny.eng.br> escreveu:

> E usar OSI/ISO seria necessariamente ruim? Porque?

 Não, não seria necessariamente ruim, e eu não disse isso. DIsse só que a
indicação de um caminho por órgãos regulamentadores e padronizadores não
garantem que um certo caminho seja seguido. E é bom que assim seja.

 Alias, dizer "usar OSI/ISO" é um erro, pois o OSI só falava sobre
> ligação entre camadas.

  Discordo. OSI/ISO era só um modelo de arquitetura, isso é verdade, mas por
extensão era o nome também dos precisos protocolos que foram definidos nas
várias camadas, como X.400 por exemplo, para correio eletrônico, e tantos
outros.

 Talvez voce esteja se referindo ao GOSIP, ou a
> um camada específica como o X.25.

  GOSIP era só um "afinamento" do padrão. O "P" era de Profile, ou seja, um
perfil tirado das várias alternativas do OSI/ISO para uso pelo governo
norte-americano. No Brasil virou POSIG, e fez tanto sucesso aqui quanto lá,
qual seja, nenhum.

 Na pratica, a internet segue muito das recomendações do OSI, com as
> 7 camadas definidas quase igualmente. Até o X.500, tao criticado, está
> sendo utilizado, com o nome de LDAP. ;-)

  Isso só prova que nem tudo era ruim. Talvez nem prove nada. É comum que
certos produtos que morreram deixem pedacinhos de lembrança para a gente.
Como o conector PS2 dos mouses.